11 a 18 de Fevereiro de 2019. Expedição por cidades dos Estados Do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais com o amigo português Paulo Paixão

postado em: Passarinhadas | 0

Durante os dias 11 a 18 de fevereiro montei um roteiro para fotografia de aves para o amigo português Paulo Paixão. Foram dias bem legais e divertidos.

11/02- O início de nossa viajem começou no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde nos deslocamos para Itatiaia, onde já chegamos a noite.

12/02-  Parque Nacional do Itatiaia. Saímos da Pousada com direção ao Parque, mas fizemos uma pequena parada na estrada onde o Paulo conseguiu ver o balé da tesoura do brejo, uma ave que encanta a todos, mesmo eu que já estou acostumado com ela não canso de ficar observando sua bela dança. Além dela muitas outras aves foram fotografadas por ele, onde destaco:

• beija flor de topete verde
  • garrincha chorona
  • quete do sudeste
  • estalinho
  • sanhaço frade
  • choca de chapéu vermelho
  • andorinha de dorso acanelado
  • pintassilgo
  • marreca de bico roxo
  • mergulhão pequeno
  • saracura sanã
  • suiriri de garganta branca
  • chorão
  • alegrinho

saí canário

marreca de bico roxo

e mais alguns totalizando 60 espécies diferentes fotografadas no primeiro dia. Fomos interrompidos em alguns momentos pelo tempo ruim que fazia na região.

13/02- Parque Nacional do Itatiaia. Nossa primeira tentativa de foto neste dia foi do tovacuçu, mas ele não estava no local de sempre e deixamos para outro dia.

Ainda na parte da manhã a chuva caiu mais forte nos impossibilitando de continuar pela região do Parque Nacional do Itatiaia. Fomos em direção a cidade de Tremembé SP onde tem um arrozal com muitas aves legais onde os destaques foram:

• Tuiuiú
  • cabeça seca
  • colhereiro
  • pernilongo de costas brancas
  • irerê
  • garça azul
  • garça vaqueira
  • avoante
  • polícia inglesa do sul
  • garibaldi
  • socozinho
  • socó dorminhoco
  • garça moura

Tuiuiú

Colhereiro

Após algumas horas pelo arrozal pegamos a estrada novamente em direção a Trilha dos Tucanos, onde já chegamos a noite.

Pernilongo de costas brancas

Garça branca grande

14/02-Após o café já na Trilha dos Tucanos foi o momento mágico da Trilha, fotografar pelos comedouros. aves como o benedito de testa amarela, periquito verde, saíra sete cores, catirumbava, bico de pimenta fazem a alegria dos fotógrafos. Lá eles pousam bem perto de nossas lentes nos possibilitando ótimas fotos.

Benedito de testa amarela

Saíra sete cores

Lá os beija-flores também dão um show a parte. Beija flor preto, topetinho verde, beija flor de veste preta, beija flor rubi, beija flor cinza, rabo branco de garganta rajada e beija flor de fronte violeta.

Beija flor de veste preta

Beija flor cinza

Beija flor preto

Após o almoço fizemos o check-out na Trilha dos Tucanos e fomo em direção a estrada que leva ao Legado das Águas, uma estrada com uns 25 km de pura mata. Nos dirigimos até um ponto onde havia um filhote de urutau ( mãe da lua ) que fica todos os dias dormindo num galho de uma árvore seca. Paulo fez algumas fotos mas sempre ficava com o fundo estourado pela altura que a ave estava. Vendo a dificuldade de uma boa foto eu posicionei meu carro bem próximo ao barranco e subi no teto para ver se ajudava a ter um fundo de floresta que eu havia avistado do outro lado e não é que deu certo. Olhem como um fundo verde faz toda diferença para se obter uma foto de melhor qualidade. No retorno passamos na Pousada Salve Floresta para conhecer o local e fomos super bem recebidos pelos proprietários. Lá podemos subir em uma torre com uns 22 metros de altura, ficando no nível das copas. Logo após seguimos viagem com direção a Peruíbe SP.

Segue algumas aves fotografadas na Trilha dos Tucanos:

• entufado
  • benedito de testa amarela
  • periquito verde
  • tiriba de testa vermelha
  • pula pula ribeirinho
  • picapauzinho de coleira
  • beija flor rubi
  • beija flor de fronte violeta
  • beija flor cinza
  • rabo branco de garganta rajada
  • sanhaço do coqueiro
  • sanhaço de encontro amarelo
  • catirumbava
  • papo branco
  • chupa dente
  • saíra sete cores
  • tiê preto
  • topetinho verde
  • beija flor preto
  • beija flor de veste preta
  • bigodinho
  • mãe da lua

Entufado

Mãe da Lua ( urutau)

15/02-Já em Peruíbe SP, na Pousada Mochileiros Hostel o tempo não amanheceu muito bom, acordamos com chuva e tempo bem fechado, mas tentamos assim mesmo dar uma volta pela região para fazer algumas fotos. Mas logo tivemos que voltar pois a chuva começou a ficar bem forte molhando os equipamentos. Ainda assim conseguimos fazer alguns registros importantes para Paulo.

Segue alguns registros de Peruíbe SP:

• piru-piru
  • maçarico de perna amarela
  • maçarico pintado
  • gaivotão
  • fragata
  • pica pau de cabeça amarela
  • caneleiro de chapéu preto
  • gralha azul
  • tiê sangue
  • saíra sete cores
  • cambacica
  • coruja buraqueira
  • batuíra de bando

16/02- Logo após o café seguimos viagem para uma rápida passada no Sítio Espinheiro Negro, mas a chuva não deu trégua, chegamos com chuva mas  a vantagem é que o comedouro estava repleto de aves. Os beija flores também estavam bem animados com a chuva que caía.

Saí azul

Periquito verde

Gaturamo

Saíra lagarta

Saímos do sítio Espinheiro Negro em direção a São Paulo, mas precisamente ao Jardim Botânico para fazer uma tentativa de fotografar o tuju, uma ave noturna que sempre dorme numa árvore perto do lado. Para nossa sorte ele estava lá paradinho. Também vimos a coruja mocho diabo que também dormia numa árvore perto. Além dessas aves conseguimos ver e fotografar um bando de macaco bugio ruivo que estava numa árvore bem acima da trilha. Após o passeio pelo Jardim Botânico fomos a outro lugar ainda na cidade de São Paulo, a represa de Guarapiranga. Chegando lá, mais uma vez a chuva veio, mas não atrapalhou desta vez. Muitas aves estavam por lá.

17/02-

18/02- Último dia da expedição mas que ainda tínhamos tempo para fazer mais uma tentativa em fotografar o tovacuçu, ficamos uma meia hora pelo local e nada, apareceu um arapaçu de bico torto para alegrar a manhã rendendo boas fotos. Já estávamos indo de volta para o caro quando ouvimos juntos o canto do tovacuçu, voltamos alegres ao ponto onde foi só aguardar uns 5 minutos para ele parar bem na frente da lente do Paulo. Foi só alegria neste momento, uma ave que era muito desejada por ele nesta viagem. Saímos rumo a última tentativa de foto da expedição. Seguimos de carro até a cidade de Valença para tentar fotos da coruja preta. Fiz contato com uma pessoa de lá e ela nos confirmou a presença da coruja na árvore. Ao chegar foi só pegar a câmera e fazer as fotos, isso com muitos curiosos pelo local.

Depois seguimos em direção ao aeroporto do Galeão para o Paulo voltar para Portugal.

Foram 2500 quilômetros percorridos nesses 8 dias com 213 espécies fotografadas durante a expedição.

Até a próxima Paulo e não esqueça de trazer os legítimos pastéis de belém.