Entre os dias 2 a 5 de março fui com o casal de amigos José Luiz Massoco e sua esposa Cristina ao Parque Nacional da Serra da Bocaina com o intuito de mostrar ao casal não só as aves, mas sim toda beleza desta região que sem dúvidas encanta qualquer.
No dia 2 chegamos lá na Pousada Recanto da Floresta do nosso amigo José Milton já no final da tarde. Logo após nos acomodarmos esperamos escurecer e já fomos ver a coruja listrada que logo veio ao nosso encontro pousando bem perto para várias fotos.
No dia 3 saímos logo pela manhã, bem antes do café. Fomos observar e fotografar algumas aves ao redor da pousada. Nesta saída o José conseguiu alguns novos registros como sanhaço frade, peito pinhão, borralhara assobiadora, arredio pálido, pula pula assobiador, cuiú-cuiú, matracão, borboletinha do mato, trepadorzinho, tangará. Após o café fomos caminhando e passarinhando pela estrada que leva até a cachoeira de Santo Isidro. No caminho encontramos o caneleirinho de chapéu preto e também o peito pinhão. Já na cachoeira fizemos muitas fotos bem legais, o que incentivou o José a entrar na água que estava bem gelada…
Retornamos para o almoço e a chuva começou e não parou mais até a noite, mas mesmo assim ficamos fotografando os beija-flores na varanda da pousada. Muitos beija-flores rubi e papo branco por lá.
A noite quando a chuva deu uma trégua voltamos a corujar, mas somente deu tempo de fotografar novamente a coruja listrada e a chuva voltou..
No dia 3 saímos antes do café pela estrada da serra e para nossa surpresa conseguimos avistar e fotografar 8 andorinhas de dorso acanelado junto a um bando de mais de 30 andorinhas pequena de casa. Mais a frente conseguimos fotos também de estalinho, maria preta de penacho, tororó, arapaçu de cerrado, carrapateiro, maria preta de garganta vermelha, saíra lagarta. Voltamos para o café e saímos novamente para a Serra da Bocaina e vimos e fotografamos vários outras aves legais: arapaçu de bico torto, picapauzinho barrado, tesoura cinzenta, viuvinha.
Foram 3 dias bem legais e divertidos pela Serra da Bocaina.
Gostou? Então agende sua saída de observação e fotografia de aves com a BirdsRio Birdwatching.
Vejam abaixo algumas fotos de como foi nossa saída nesses dias..