Mais uma grande expedição para fotografia de aves com os amigos Alexandre Vidal e Ernani Oliveira. Foram 4 dias de fotografia de aves por 6 cidades do estado de São Paulo. Passamos por Salesópolis, Eldorado, Iporanga, Itanhaém, Peruíbe e finalizando na capital do estado, São Paulo.
Iniciamos por Salesópolis, pois quando estivemos aqui mês passado não conseguimos fotografar o uru, pois ventava muito e estava muito frio também, só que nessa trip o clima estava o mesmo ou até pior, muito frio, mas tivemos êxito aos 45 do segundo tempo, mas foi o suficiente para ótimas fotos. Também fotografamos outras espécies por lá como pariri, juriti de testa branca, tiê de bando, tico tico do banhado entre tantos outros. Aproveito pra agradecer ao Elvis e Nanda pela recepção em sua casa e também a suas filhas que ajudam a fazer a deliciosa palha italiana.
Dormimos em Salesópolis e na madrugada do dia seguinte partimos para Eldorado, já que estava muito frio e ventando e não tínhamos condições fazer a saída de barco pela represa de Guarapiranga. Antes mesmo de chegarmos o Duco já nos passou mensagem que o cais-cais estava no comedouro juntamente com a saíra preciosa, o que nos deixou bem animados. Após fazer algumas fotos no comedouro subimos para tentar ver o gavião de penacho que está com ninho ali perto. Depois de boas fotos do gavião, fomos até Iporanga para fotografar a sabiá cica ( aquela que o Junior Petar anda reclamando que estão fazendo a maior bagunça nos pés de tangerina, antes mesmo de amanhecer, rsss. ) haviam mais de 4 casais pelo pomar nos permitindo melhorar nossas fotos desta bela ave. Ainda em Iporanga fomos até um outro local para tentar mais algumas aves noturnas, fizemos boas fotos do caburé miudinho, miudinho e maria pequena, mas como fazia uns 8 graus naquela hora as aves respondiam mas não apareciam, somente o bacurau tesourão deu uma passada e depois logo desapareceu. Nesta noite eu fui presenteado pelo amigo Ernani Oliveira com uma foto da tovaca cantadora que ele fez em Itatiaia, ele editou a foto para impressão Fine Art que ficou sensacional, obrigado mais uma vez meu amigo. No dia seguinte voltamos ao local do ninho do gavião de penacho para mais algumas fotos e partimos para Itanhaém para ver os papagaios de cara roxo e depois fomos até a pousada Mochileiros do amigo Fabio Barata. O clima ainda continuava muito frio, até tentamos uma corujada, mas logo voltamos para a pousada. Na madrugada do dia seguinte fomos direto para a represa de Guarapiranga em São Paulo para encontrar os amigos Marco Silva e o Fabio Schunck. Foram 4 horas navegando pela represa para tentar ver algumas aves migratórias que aparecem por lá no inverno. Para nossa felicidade vimos muitas aves legais incluindo o que era para nosso grupo o destaque da expedição, o mergulhão de orelha amarela, ave linda que nos agraciou com uma aparição bem ao lado de nosso barco nos proporcionando belas fotos. Também vimos as carquejas, marrecas, galinha d’água e outras aves aquáticas.
Bem finalizamos nossa expedição com mais 1800 km rodados.
Agradecimento mais uma vez aos amigos e clientes Ernani Oliveira e alexandre Vidal..
Segue algumas fotos desta expedição: