Durante os dias 20 e 21 de Agosto de 2018 eu pude mostrar algumas aves da região do Parque Nacional do Itatiaia para o amigo Pedro Junqueira, foram dois dias divididos entre a parte baixa , a parte alta e ainda uma corujada por Resende RJ.
No primeiro dia marcamos na pousada para tomarmos um café e logo em seguida fomos para a parte baixa do parque, um lugar com muitas espécies novas para o Pedro. Quem apareceu bem para fotos foram o casal de pica pau rei, papa moscas estrela, surucuá dourado e ainda tivemos um sobre vôo do gavião pega macaco. Outra que também colaborou foi o topetinho vermelho que é o menor beija flor do Brasil e segundo menor do mundo, perdendo este posto para o Colibri-abelha-cubano ou Mellisuga helenae que é uma espécie de beija-flor que é endêmica das florestas densas e extremidades das florestas na ilha principal de Cuba. Quando anoiteceu saímos do parque Nacional do Itatiaia em direção a Resende, uma cidade ao lado para tentarmos fotografar a coruja do mato. Chegamos ao local ainda de dia e aguardamos escurecer e logo ela deu as caras para o Pedro e eu fazermos ótimas fotos, não demorou nem 3 minutos, rssss.
No dia seguinte fomos após o café para a parte alta do parque para observar e fotografar as aves de altitude, que varia de 1600m até 2450m. Um dos destaques foi o beija flor de topete que tem um topete bem legal e um tom de azul no peito e no topete que dão um destaque ao beija flor. O Pedro também fotografou neste dia a saudade, tesoura cinzenta, o temido tapaculo preto, ave que não tem o costume de se apresentar e nem de ficar muito tempo parado, piolhinho verdoso, saíra lagarta, choquinha da serra, gavião de cauda curta, quete do sudeste, peito pinhão, sanhaço frade, bico grosso e mais um monte de aves.
segue algumas fotos feitas nesses dois dias.