Durante os dias 20 a 28 de agosto de 2019 preparei uma viagem para fotografia de aves no estado do amazonas com os amigos Osmar, Silas e o casal Hans e Eliana. Foram oito dias percorrendo cidades do estado do amazonas ( Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro da Várzea, Iranduba e Novo Airão. De carro, de barco e por trilhas, muitas aves foram vistas e fotografadas pelo grupo. Muito bom também é conhecer os costumes e a culinária local, onde a especialidade deles é peixe. O tambaqui de banda é sem dúvida um dos pratos mais procurados, juntamente com a farofa de banana.
Foram dias bem divertidos, apesar do forte calor que faz na região de Manaus. Iniciamos pela cidade de Manaus onde nos hospedamos, já na primeira note fomos fazer uma corujada onde conseguimos fotografar a mãe da lua gigante. No dia seguinte partimos para Presidente Figueiredo. Nosso principal objetivo por lá foi o galo da serra, uma ave com uma coloração alaranjada que se destaca na floresta.
Diz a lenda que quem atravessar esta ponte, verá o galo da serra
Galo da serra
Galo da serra
Galo da serra direto da câmera
Sempre somos muito bem recebidos pelos amigos Ana Paula e Betão da Pousada Mari Mari
Outra ave que é bem procurada pelos observadores e fotógrafos de todo mundo é o uirapuru verdadeiro, uma ave que o seu canto tem uma melodia muito agradável aos aos nossos ouvidos, Quando ele canta a floresta fica em silêncio.
Uirapuru verdadeiro
Osmar passando pela ponte da felicidade
Nos despedimos de Presidente Figueiredo e retornamos para Manaus, nosso próximo objetivo foi a torre do Museu da Amazônia conhecida como Torre do Musa, com seus 42 metros de altura e 242 degraus. Apesar do forte calor conseguimos ver muitas aves lá do alto. O visual lá de cima é fantástico, um mar de floresta pra todos os lados.
Torre do MUSA com seus 242 degraus e 42 metros de altitude
Floresta vista do alto da torre
Em uma das plataformas de observação
Uma imensidão de floresta.
Nascer do sol visto da torre
Torre do MUSA com seus 242 degraus e 42 metros de altitude
Angelim pedra – Hymenolobium petraeum Ducke
Angelim pedra – Hymenolobium petraeum Ducke
Após o almoço fomos para Manacapuru, uma cidade a duas horas de Manaus, onde ficamos por 3 noites. A pousada onde ficamos tem um balneário dentro onde pudemos refrescar nas suas águas geladas.. Muitas aves por lá também como o cricrió, que tem o canto conhecido como o som da amazônia.
Fomos também ao Parque Nacional de Anavilhanas onde podemos encontrar uma ave de cores amarelo, vermelho e preto chamada rabo de arame. Os olhos dessa pequena ave colorida são lindos.
Rabo de arame
Um dos ramais do Rio Negro em busca do rabo de arame
Com o experiente Ceará em busca do rabo de arame
Navegando pelo Parque Nacional de Anavilhanas em Novo Airão AM
Navegando pelo Parque Nacional de Anavilhanas em Novo Airão AM
Porto de Novo Airão
Chegada no porto de Novo Airão
Iratauá pequeno
Anambé militar
Tucano
Rouxinol do rio negro
Rabo de arame
Topazio de fogo
Anambé branco de máscara negra
saíra pérola
João da canarana
Iratauá grande