Durante os dias 26 a 29 de maio de 2019 montei uma expedição para fotografia de aves pelo Parque Nacional do Itatiaia e arredores para o amigo mineiro Marcel Cerchi.
No dia 26 ficamos na parte baixa do parque onde tínhamos alguns objetivos, dentre eles o arapaçu de bico torto. Mas a primeira ave a aparecer foi o cauré que bate ponto sempre no mesmo lugar. Em seguida partimos para as trilhas do parque em busca de mais alguns lifers para o Marcel.
No segundo dia ( 27 ) fomos em busca de algumas aves que vivem na parte mais alta do parque e na madrugada a temperatura bateu recorde, foi a madrugada mais fria do Brasil com -5,4 graus. Antes mesmo de chegar na parte alta, passamos numa área próxima para fotografar as marrecas de bico roxo, haviam 5 indivíduos no lago. Já na parte alta a primeira ave a posar para fotos foi o beija flor de topete verde, que ficou mais de um minutos bem a frente do Marcel, o que permitiu que ele montasse o tripé e ainda trocar de câmera. Vimos muitas aves pela área, caneleirinho de chapéu preto, garrincha chorona, tesoura cinzenta, verdinho coroado, abre asa de cabeça cinza. Antes de voltar pra parte baixa, ainda na estrada tivemos um momento “ápice” do dia: Uma águia cinzenta jovem pousada num poste bem ao lado da estrada. Fiz a volta rápido e paramos o carro bem próximo a ela, deu tempo de montar os equipamentos e ainda escolher o melhor ângulo para fotos e vídeos.
No terceiro dia ( 28 ) nosso objetivo principal era encontrar o topetinho vermelho, então descemos até o mirante para fazer uma tentativa nas saíras , mas para nossa surpresa a fêmea do topetinho vermelho apareceu bem a nossa frente para a alegria do Marcel. Em seguida fomos até o Refúgio de Vida Silvestre Lagoa da Turfeira, e encontramos mais algumas espécies da lista de Marcel. Já de volta ao Hotel do Ypê, ao sair do carro avistei o topetinho vermelho macho, e esse foi mais um momento de alegria de nosso dia. Ainda teve foto de catirumbava, tiê sangue, tietinga, guaxe, saíra sete cores, ferro velho, e mais alguns beija-flores.
Após o almoço fomos em busca do formigueiro assobiador e na sequencia saíra douradinha, saíra ferrugem, saí andorinha, limpa folha de testa baia, gibão de couro, maria preta de garganta vermelha e gritador.
Quarto e último dia ( 29 ) Mais uma vez o Parque Nacional do Itatiaia bate recorde de local mais frio do Brasil. -7.8 graus…Mesmo com o frio hoje foi dia de brincar um pouco no comedouro que preparamos, foi uma manhã bem legal onde as aves colaboraram muito. antes do almoço fomos para a trilha em busca de mais alguns lifers para Marcel, onde ele fez a trovoada de bertoni e o sanhaço pardo. Também vimos muitas outras aves pela trilha além de um bando de macaco prego. Após o amoço mais um pouco de fotos no comedouro e antes de finalizar o dia fomos para o mirante em busca de fotos melhores da saíra douradinha. Logo que chegamos um bando de umas 8 vieram ao nosso encontro. Ainda rolou por lá guaracava cinzenta, sabiá una, gibão de couro, chorozinho de asa vermelha, zidedê, piolhinho serrano, pitiguari, surucuá variado, saí andorinha e mais alguns. Finalizamos o dia com uns 13 lifers para Marcel e muitas fotos bonitas das aves do Parque Nacional do Itatiaia.
Valeu Marcel e até a próxima.