4 a 9 de Abril de 2022 – Expedição Rolinha do Planalto – Norte de Minas Gerais com os fotógrafos Thiago Mafra, Cláudia Rodrigues, Paula Seabra e Sergio Cavinato.

posted in: Tours | 0

Essa Expedição Rolinha do Planalto – Norte de Minas teve seu início no dia 9 de abril, onde me desloquei até a capital mineira para encontrar com os fotógrafos Thiago Mafra, Cláudia Rodrigues, Paula Seabra e Sergio Cavinato. Saímos de Belo Horizonte em direção a cidade de Januária MG, ma viagem de mais de 10 horas de carro. Nossa base foi a Pousada Recanto das Pedras. No segundo dia fomo fotografar as aves da mata seca e do cerrado mineiro, muitas aves e um destaque especial para o Tem Farinha Aí e o casal de coruja preta que deu show para o grupo. No terceiro dia fomos conhecer a  Gruta do Janelão, que  é uma caverna de calcário localizada dentro do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no município de Januária, Minas Gerais, Brasil. Esta caverna é a maior do vale, totalizando 4.740 m de extensão horizontal e altitude de 176m. Após o almoço nos deslocamos para a cidade de Montes Claros MG. No quarto  dia, acordamos as 2:30 da manhã para fazer uma viagem de mais de 3 horas até a cidade de Botumirim MG, terra onde foi redescoberta a famosa rolinha de olhos azuis, a rolinha do planalto, o alvo de nossa expedição. Chegamos na cidade ao amanhecer e  logo encontramos o nosso guia local que nos conduziu até a Reserva da SAVE, após alguns minutos de caminhada conseguimos ouvir a vocalização da rolinha e não tardou para conseguirmos encontrar um indivíduo. Mesmo escondido dentro da vegetação nós conseguimos fazer algumas fotos, para a alegria do grupo. Ainda na parte da manhã fotografamos mais algumas aves pela reserva e em seguida seguimos em direção a Pousada Recanto das Aves para um delicioso almoço com galinha caipira.No quinto e último dia fomos conhecer o Parque Estadual da Lapa Grande. No sexto dia acordamos cedo e após o café da manhã voltamos para a cidade de Belo Horizonte. Foram no total 6 dias com muitas fotos de aves e de belíssimas paisagens que a região norte de Minas nos presenteou.

Borboleta Anteos clorinde

Pica pau ocráceo

Casaca de couro

Choca barrada do nordeste

Periquito da caatinga

Bico reto de banda branca